RPG

O que é?
O RPG é um método de terapia manual (não usa aparelhos) idealizado pela Fisioterapeuta francesa Françoise Mézières e popularizado no Brasil pelo fisioterapeuta francês Philippe Emmanuel Souchard, o qual baseia-se nos seguintes princípios:
GLOBALIDADE: Preocupa-se com a totalidade do corpo, intervindo em todos os compartimentos corporais e estabelecendo correlações entre as estruturas músculo-esqueléticas.
INDIVIDUALIDADE: Analisa e trata cada indivíduo em relação à suas manifestações físicas pessoais e particulares.
CAUSALIDADE: O foco do trabalho é na causa do problema (Ex: Desalinhamento) e não no sintoma (Ex: Dor).
Como funciona?
  • 1º Passo – Avaliação
  • 2º Passo – Definição e Andamento do Trabalho
  • 3º Passo – Manutenção
Benefícios
  1. Fortalecimento da musculatura estática (responsável pela postura) do corpo.
  2. Estimula o Sistema Circulatório, Oxi-genação do Sangue e Sistema Linfático.
  3. Distensionamento muscular, ampliando os espaços articulares.
  4. Controle dos Movimentos em suas Atividades Diárias.
  5. Alinhamento das estruturas músculo-esqueléticas.
  6. Melhora da Capacidade Respiratória.
  7. Alívio das tensões e do estresse.
  8. Melhora na Mobilidade Articular.
  9. Amplia a Consciência Corporal.
Indicações
  • Prevenção de má postura em crianças e adolescentes.
  • Dor e desvios dos pés, ombros e joelhos.
  • Lesões de qualquer articulação do corpo.
  • Má postura (hipercifose, hiperlordose).
  • Gestantes (A partir do 2º trimestre).
  • Dores cervicais, dorsais e lombares.
  • Bronquite e asma
  • Hérnia de disco
  • Dores de cabeça
  • Escoliose
“A elegância e a saúde, brotados de dentro, nunca mais o abandonarão. Nem o tempo poderá arrancá-las. Sob o cabelo que branqueia, sob as rugas, a sua forma permanecerá harmoniosa e sadia sempre.”

(Thérèse Bertherat, em As estações do corpo)
REFLEXÃO
Origem
A história do RPG começou com o estudo das cadeias musculares em meados de 1940, pela Fisioterapeuta Françoise Mézières. Apaixonada por Mézières, Thérèse Bertherat deu continuidade ao seu belíssimo trabalho, tornando-se, juntamente com Mézières, precursora no trabalho de cadeias musculares, o qual deu origem aos primeiros passos para a formatação das posturas de distensionamento do RPG.
Desapontada durante seus estudos pela aridez e rigidez do ensino onde “Estudávamos o corpo músculo por músculo, osso por osso, mas jamais o seu conjunto, sempre em partes separadas, desconsiderando a união entre corpo e mente”, Bertherat se interessa então por outras vias terapêuticas. Assim ela elaborou uma visão revolucionária da anatomia enxergando o corpo como uma totalidade onde cada elemento depende do outro.
Thérèse Bertherat se forma em seu método, mas não para por aí e continua sua própria pesquisa estudando e analisando outras terapias corporais, tais como: A Bioenergética, a Eutonia, o Rolfing, a Terapia-Gestalt, a Acupuntura, as teorias da Medicina Chinesa, que vêm completar os conhecimentos de grandes psicanalistas, de Freud a Jung, passando pelos trabalhos de Wilhem Reich. Mas ela trabalhava principalmente com seus clientes e, pouco a pouco, foi criando e elaborando o seu próprio método – a anti-ginástica.
Em 1981, Philippe Souchard, também aluno de Mézières, lançou o seu próprio livro e patenteou a marca na França em 1984. A técnica chegou ao Brasil em 1983, pelas mãos do próprio autor. Ele gostou tanto daqui que se mudou para cá, fundando em São Paulo o seu único centro de formação de RPGistas fora da França.

Depoimento
"Quero expressar aqui meu reconhecimento e gratidão pela minha amada fisioterapeuta Francine Spessatto. Posso dizer minha terapeuta que é uma pessoa fundamental para a cura do meu corpo físico, mental, emocional e da minha alma. A cada visita uma novidade, sede de conhecimento na área da fisioterapia e terapias que se complementam. Mãos de fada que curam, energia intuitiva e criativa onde sua vontade de servir no processo de cura do ser humano vai além do corpo físico. De pessoas assim que o mundo precisa. Obrigada Fran, como eu sempre falo, tu é demaaaais!"
Denise Robert, Nutricionista
Fotos
Fique Informado
Digite seu nome e email para receber dicas, notícias e novidades sobre saúde.
Texas Web Design