RPG

DÚVIDAS E AGENDAMENTOS: 48 3028.1234 | 48 98483.1234
O RPG é um método de terapia manual (não usa aparelhos) idealizado pela Fisioterapeuta francesa Françoise Mézières e popularizado no Brasil pelo fisioterapeuta francês Philippe Emmanuel Souchard, o qual baseia-se nos seguintes princípios:
GLOBALIDADE: Preocupa-se com a totalidade do corpo, intervindo em todos os compartimentos corporais e estabelecendo correlações entre as estruturas músculo-esqueléticas.
INDIVIDUALIDADE: Analisa e trata cada indivíduo em relação à suas manifestações físicas pessoais e particulares.
CAUSALIDADE: O foco do trabalho é na causa do problema (Ex: Desalinhamento) e não no sintoma (Ex: Dor).
Como funciona?
  • 1º Passo – Avaliação
  • 2º Passo – Definição e Andamento do Trabalho
  • 3º Passo – Manutenção
Benefícios
  1. Fortalecimento da musculatura estática (responsável pela postura) do corpo.
  2. Estimula o Sistema Circulatório, Oxi-genação do Sangue e Sistema Linfático.
  3. Distensionamento muscular, ampliando os espaços articulares.
  4. Controle dos Movimentos em suas Atividades Diárias.
  5. Alinhamento das estruturas músculo-esqueléticas.
  6. Melhora da Capacidade Respiratória.
  7. Alívio das tensões e do estresse.
  8. Melhora na Mobilidade Articular.
  9. Amplia a Consciência Corporal.
Indicações
  • Prevenção de má postura em crianças e adolescentes.
  • Dor e desvios dos pés, ombros e joelhos.
  • Lesões de qualquer articulação do corpo.
  • Má postura (hipercifose, hiperlordose).
  • Gestantes (A partir do 2º trimestre).
  • Dores cervicais, dorsais e lombares.
  • Bronquite e asma
  • Hérnia de disco
  • Dores de cabeça
  • Escoliose
“A elegância e a saúde, brotados de dentro, nunca mais o abandonarão. Nem o tempo poderá arrancá-las. Sob o cabelo que branqueia, sob as rugas, a sua forma permanecerá harmoniosa e sadia sempre.”

(Thérèse Bertherat, em As estações do corpo)
REFLEXÃO
Origem
A história do RPG começou com o estudo das cadeias musculares em meados de 1940, pela Fisioterapeuta Françoise Mézières. Apaixonada por Mézières, Thérèse Bertherat deu continuidade ao seu belíssimo trabalho, tornando-se, juntamente com Mézières, precursora no trabalho de cadeias musculares, o qual deu origem aos primeiros passos para a formatação das posturas de distensionamento do RPG.
Desapontada durante seus estudos pela aridez e rigidez do ensino onde “Estudávamos o corpo músculo por músculo, osso por osso, mas jamais o seu conjunto, sempre em partes separadas, desconsiderando a união entre corpo e mente”, Bertherat se interessa então por outras vias terapêuticas. Assim ela elaborou uma visão revolucionária da anatomia enxergando o corpo como uma totalidade onde cada elemento depende do outro.
Thérèse Bertherat se forma em seu método, mas não para por aí e continua sua própria pesquisa estudando e analisando outras terapias corporais, tais como: A Bioenergética, a Eutonia, o Rolfing, a Terapia-Gestalt, a Acupuntura, as teorias da Medicina Chinesa, que vêm completar os conhecimentos de grandes psicanalistas, de Freud a Jung, passando pelos trabalhos de Wilhem Reich. Mas ela trabalhava principalmente com seus clientes e, pouco a pouco, foi criando e elaborando o seu próprio método – a anti-ginástica.
Em 1981, Philippe Souchard, também aluno de Mézières, lançou o seu próprio livro e patenteou a marca na França em 1984. A técnica chegou ao Brasil em 1983, pelas mãos do próprio autor. Ele gostou tanto daqui que se mudou para cá, fundando em São Paulo o seu único centro de formação de RPGistas fora da França.
DÚVIDAS E AGENDAMENTOS: 48 3028-1234 | 48 98483-1234

Depoimento
"Hoje dedico umas simples e sinceras palavras a minha querida Fernanda Spessatto. Eu sempre gostei de chá, do cheiro das Ervas e quando iniciei meu tratamento com Naturologia não imaginava que iria me trazer tantos benefícios. Quando conheci a Fernanda eu me encantei com a sua alma, é uma profissional impar que consegue ser várias profissionais em uma só, pois faz tudo com amor. Consegui me encontrar no trabalho oferecido por ela, me curei de vários problemas com essa técnica e super recomendo essa arte da Naturologia. Hoje até sou apelidada por muitos que me conhecem como a Silmara Chá, “pergunte pra ela que sempre te receita um chazinho”. Digo que isso mudou muito meu modo de vivenciar algumas partes da minha vida e quero poder sempre ser curada pela Naturologia. Obrigada Fernanda por tudo! Grande abraço com carinho e cheirinho de camomila."
Silmara C de Lima, Agente de Viagens Lovetur
Fotos
Fique Informado
Digite seu nome e email para receber dicas, notícias e novidades sobre saúde.
Texas Web Design