Fisioterapia da ATM

O que é?
É a disfunção que afeta a articulação temporomandibular, a qual une a mandíbula (queixo) com o crânio (cabeça) e está localizada na frente do ouvido. Utilizamos esta estrutura para falar, deglutir, bocejar e mastigar.
Quais os sintomas?
  1. Dificuldade em abrir a boca
  2. Estalo na boca, ATM
  3. Zumbido no ouvido
  4. Dor ao mastigar
  5. Rosto cansado
  6. Dor de cabeça
  7. Tontura
O que causa?
  • Má postura (Desalinhamento corporal, principalmente da cervical)
  • Má oclusão (os dentes não se encaixam bem)
  • Trauma local (batida / pancada)
  • Retrações Musculares (tensão)
  • Problemas Estruturais Ósseos.
  • Bruxismo (ranger os dentes)
  • Frouxidão Ligamentar
  • Estresse, ansiedade
Indicações
Existem várias alternativas para o tratamento da DTM, dentre elas o uso da placa intraoclusal, o realinhamento corporal, a terapia manual localizada, o uso de aparelho ortodôntico, a associação de práticas naturais e/ou psicoterapia, bem como os procedimentos cirúrgicos. No entanto, a escolha do melhor tratamento deve ser feita no momento da avaliação de acordo com o caso em questão.

Exceto nos casos de alterações sistêmicas e/ou estruturais, existem poucos relatos de sucesso em intervenções cirúrgicas. Nestas situações a melhora é rápida, porém os sintomas retornam em poucos meses.

O melhor caminho terapêutico é o realizado em equipe, já que é difícil especificar onde iniciou o ciclo de dor. Desta forma, faz-se necessário tratar as conseqüências para logo encontrar a causa e por fim chegar ao máximo de resultado positivo.

O primeiro passo é eliminar a dor do cliente. Durante esta etapa, é possível detectar a verdadeira causa do problema. Na segunda etapa, a equipe irá definir o profissional mais indicado para dar continuidade ao tratamento (ex: fisioterapeuta, dentista, médico e/ou psicoterapeuta), a fim de otimizar e consolidar o resultado conquistado pela equipe.

Identificou-se com esse problema?
Faça o Teste on-line para descobrir o seu grau de disfunção e em seguida procure o seu dentista e/ou fisioterapeuta para fazer uma avaliação mais detalhada.
“De a si próprio e aos outros a liberdade de ser o que é. Evite a imposição rígida de suas idéias e/ou técnicas sobre como as coisas devem ser.
Não force soluções de problemas criando assim novos problemas.
Participe de tudo, mas com um envolvimento distanciado.”
(Deepak Chopra, em As sete leis espirituais do sucesso)
“Um bom tratamento é soma da entrega do cliente com a flexibilidade do terapeuta, ambos comprometidos com o trabalho e com o mesmo desejo de solução verdadeira.” (Francine Spessatto)

Depoimento
"Em agosto de 2013, depois de enfrentar dores nas costas decorrentes de problemas posturais, principalmente da escoliose, decidi procurar a resolução destes problemas através do RPG. Esse foi um dos melhores investimentos que fiz com relação à minha saúde. A diferença que o tratamento fez na minha postura foi enorme. Comecei a ver resultado logo na primeira sessão!!! Depois de algumas pesquisas, optei por fazer o tratamento na Clínica Spessatto, um local onde fui muito bem atendida por todos os profissionais com os quais tive contato. Todos altamente qualificados! Por isso, quero deixar aqui registrado um agradecimento especial a todos da equipe da Clínica Spessatto, em especial às três pessoas que participaram diretamente do meu tratamento: à Renata Godinho De Rezende, à Francine Spessatto, e ao Bruno Espíndola. Muito obrigada!!!"
Ana Alice Martins, Servidora Pública
Fotos
Fique Informado
Digite seu nome e email para receber dicas, notícias e novidades sobre saúde.
Texas Web Design